Como Será O Futuro Das Empresas? - Cérebro do Namura #49
- Comunicação Vitae Brasil
- 7 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2024
O futuro das empresas já está sendo criado. Leia o artigo abaixo com uma análise do tema.

Como será o futuro?
A resposta a essa pergunta vale milhões, bilhões ou trilhões. Mas, se não podemos prever exatamente como ele será, podemos imaginar como desejamos que ele seja e, criá-lo!
Essa é uma das questões que intriga a humanidade desde tempos imemoriais.
Nós, como seres pensantes, queremos sempre antever o que virá pela frente em nossas vidas. Isso nos oferece certa sensação de proteção, uma vez que permite nos prepararmos para aquilo que cremos que o futuro nos reserva.
Não por outro motivo, o homem busca incessantemente métodos e processos que lhe permitam prever, com certo grau de precisão, o futuro.
Como exemplo corriqueiro destes processos, podemos citar as previsões meteorológicas efetuadas pelos métodos mais simples de antigamente – por exemplo através do comportamento dos animais ou movimento das nuvens, ou pelos modernos métodos preditivos efetuados por computadores potentes.
Na moderna ciência da administração, há também inúmeros modelos preditivos, que são aplicados a enormes bases de dados visando a identificação de padrões que possam indicar tendências futuras.
Enfim, dar um “salto no futuro” e antever o que nos aguarda tem sido, desde há muito, um desejo profundo da humanidade que, por conta desse desejo, tem desenvolvido métodos cada vez mais sofisticados em busca dessa antevisão.
Ferramentas
Nessa esteira, surgem abordagens que você, como empreendedor, pode utilizar para dar uma espiada no provável porvir. Assim, você pode preparar sua empresa e evitar ser atropelado pelas inovações.
Se você quer saber como será o futuro das empresas, faça uso contínuo das seguintes ferramentas:
Leia bestsellers sobre negócios e inovação;
Participe de feiras e seminários em áreas afins ou não à sua área de atuação;
Visite sites de empreendedorismo, em especial de startups;
Participe de fóruns de discussão sobre inovação;
Atualize-se constantemente;
Viaje, sempre que possível, para o exterior para observar as novidades.
No capítulo Aterrissagem, tópico Como será o futuro, no livro Yes, You Can!, você encontra uma coletânea bastante interessante sobre como será o futuro em áreas como:
Emprego;
Mobilidade;
Cidades;
Comportamento;
Energia;
Água;
Saúde;
Finanças;
Tecnologia;
Agricultura;
Telecomunicações;
Educação, entre outras.
Sugiro que você dê uma olhada no tópico citado e tente visualizar quais dessas transformações, que já estão em curso, têm o poder de afetar seus negócios e sua vida de modo mais dramático, intenso ou imediato.
Futuro das empresas: Tecnologias em ascensão
Recentemente, você talvez tenha ouvido falar no termo Metaverso, uma vez que o Facebook alterou sua razão social para Meta.
Isso ocorreu por haver uma necessidade das Bigtechs em atrair cada vez mais usuários para seus negócios através da imersão em suas plataformas, como Instagram (Facebook), YouTube (Google), entre outras.
Para que esse futuro se torne realidade, as Bigtechs estão realizando investimentos robustos em tecnologias como:
Realidade virtual;
Realidade aumentada;
Bancos de Dados (data base) gigantescos – Big data;
Velocidade de processamento imensa – computação quântica;
Inteligência artificial – IA;
Computação nas nuvens;
Machine learning e Deep learning;
Criptomoedas;
Non-Fungible Tokens (NFTs), entre outras.
Convergência
Todas essas tecnologias, em certa extensão já existentes, estão agora convergindo para que seja possível criar um universo virtual paralelo ao universo físico em que vivemos, de tal maneira que possamos, dentro desse novo universo, executar inúmeras tarefas análogas àquelas que já vivenciamos no mundo real.
É esse universo que estamos chamando de Metaverso.
Preste especial atenção a essa mega tendência, pois ela exercerá enorme impacto na vida de todos nós e, em especial, nos negócios.
Tenha certeza que essa é uma tendência que irá se consolidar nos próximos anos e tanto você quanto sua empresa irão participar desse universo paralelo para entretenimento, compras, passeios, negócios, dentre muitas outras atividades.
Visão do futuro das empresas
Surgem agora duas perguntas: Quais serão os negócios do futuro? Qual será o futuro dos negócios? A resposta não é tão assustadora quanto possa parecer.
Negócios do futuro – serão vários, mas vingarão aqueles pautados pela intensa integração entre o mundo físico e o digital.
Futuro dos negócios – não tenho dúvida, será dominado por aqueles que se pautarem pelos seguintes princípios:
Resolver um problema real do consumidor
Lidar com as angústias dos seres humanos
Ser construído com base no mundo digital
Dentro dessa perspectiva, a influência da tecnologia será cada vez mais presente. Assim, é plausível afirmar, com razoável grau de certeza que, na medicina, por exemplo, as máquinas cuidarão da doença enquanto os médicos cuidarão do doente.
Trabalho – quanto ao trabalho, esse será totalmente modificado. As máquinas serão cada vez mais inteligentes, com processamento de dados em altíssima velocidade e imensa capacidade de aprendizado. Caberá às máquinas as tarefas rotineiras e aos seres humanos as tarefas criativas.
Portanto, busque criar um futuro digital para seus negócios; essa é uma tendência irreversível e que poderá trazer enormes benefícios para seus clientes e resultados para sua empresa.
Como se posicionar diante desse futuro
Minha sugestão é simples: não seja resistente! Não se apegue aos seus produtos, pois eles ficarão obsoletos mais dia, menos dia. Busque se apegar àquilo que nos trouxe até os dias de hoje como espécie: adaptação!
Somente a capacidade de nos adaptar àquilo que o futuro nos trouxe, dia após dia, garantiu a sobrevivência do homem como espécie.
Somente a capacidade de nos adaptar àquilo que o futuro nos trouxer, dia após dia, garantirá a sobrevivência de nossas empresas.
Conclusão
Empregue todos os recursos que dispuser para “dar uma olhada” no futuro antes que ele chegue, atropele você e faça terra arrasada de sua empresa.
Não permita que um “cochilo” seu, em não se preocupar com as mudanças constantes do mundo, ponha todo o seu esforço a perder.
Observando tendências, você pode se antecipar à concorrência e se adaptar para tirar proveito quando o futuro “bater a sua porta”.
Por fim, dois conselhos:
Esteja atento às oportunidades que a digitalização tem trazido aos negócios
Lembre-se de Peter Drucker: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas!
Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.
Agora que você sabe mais sobre qual é o futuro das empresas, não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse artigo com mais pessoas.
Leia também:
Quais são as principais tendências de negócios
E veja o que quebra uma empresa para você evitar esse pesadelo.
Comments